quarta-feira, 22 de abril de 2015

O primeiro mês a gente nunca esquece!

Como já comentei por aqui, essa não é minha primeira vez na Irlanda. Já estive aqui antes, porém a experiência de estar morando aqui é completamente diferente!




O COMEÇO ...


Desembarcar em um pais diferente, apos mais de 10 horas de viagem pode fazer vc se sentir que chegou em outro planeta. Mas KEEP CALM! De tempo ao tempo. É normal sentir aquele mini desespero de querer voltar assim que vc não entender o que a moça do caixa no supermercado te disse. Ou na primeira vez que vc se perde após a aula. Mas tudo isso faz parte do aprendizado e deixa a experiencia mais divertida.


Umas das preocupações que todo mundo tem ao desembarcar  é em quanto tempo conseguirão o visto ( GNIB). Como foi comigo? Bom tirei meu visto exatos 31 dias após chegar na Irlanda! Há casos de quem consegue em 2 semanas ou até mesmo 3 meses. Tudo depende de quando começam as suas aulas, sua escola e o principal o banco que a escola trabalha. Há bancos que é necessário agendar para abrir a conta, outros não.


Ponto de ATENÇÃO!


Quando vc chega, especialmente os marinhos de primeira viagem, vc quer fazer tudo ao mesmo tempo! Abraçar a Irlanda inteira e com ela todas as roupas da Penneys, os lanches Fast Foods, as baladas e afins. Só que temos um sério ponto de atenção amiguinhos, MONEY! A não ser que vc tenha alguém te apoiando no Brasil ( o que não é meu caso) é preciso lembrar que vc precisa ter os 3 mil euros pra tirar seu visto e também dinheiro o suficiente pra sobreviver aqui até conseguir um emprego. Portanto não dá pra chegar causando e depois não conseguir concluir o curso né!

O fato de já ter estado aqui me ajudou muito, afinal eu sei que a Penneys vai continuar com coisas bacanas e baratas, que os chocolates continuarão bons e baratos e que não preciso comprar todos, e que a Diceys estará lá, todas as terças e domingo com pints a 2/ 2,5 euros. Sem pressa nesses quesitos. O que complica mesmo é o fato de não poder procurar emprego sem GNIB. Por isso é importante se "privar" um pouquinho no começo que o gasto é muito maior ( aluguel + Depósito + visto ) e não passar apuros ;)






ENFIM ESTUDANDO.



Depois de passar meses escolhendo a escola, pesquisando e olhando no google, chegou a hora de ir pra aula.

No meu caso, nos meus 2 intercâmbios nunca me decepcionei! Em 2011 cheguei na Vision sem ideia nenhuma de qual cidade e escola escolher e recebi todo o auxilio para fazer a melhor escolha, que na época foi passar um mês estudando de frente para a praia em Bray e aproveitar o melhor festival de verão. Dessa vez não foi diferente. A Infinity College superou todas as minhas expectativas. Ótimos professores, aulas dinâmicas, mix de nacionalidades e pessoalmente o melhor custo-benefício que poderia querer!






PROCURANDO ACOMODAÇÃO


Vc chegou, já conheceu a escola, os primeiros lugares em Dublin... ótimo. Agora é hora de procurar um cantinho para chamar de seu! 

Achar acomodação fixa em Dublin leva tempo e dá trabalho sim. Mas é importante se atentar a alguns pontos:
- Localização: Dublin é um lugar seguro, porém como toda cidade grande tem bairros bons e outros não tão bons assim. Sempre coloque na balança o custo X distância  X bairro. Nem sempre morar em D1 é melhor do que D12 por exemplo. Tudo é uma questão de visitar o local e pesar os prós e contras.
- Sub Locação: Sim, há intercâmbista fazendo um "extra" de landlord. Como assim?Eu explico. Há casos que o estudante aluga um flat de 2 quartos ( +ou- para 4 pessoas) por 1000 euros. Lindo, 250 para cada correto? Errado, ele cobra 300 de cada e assim uns pagam mais e outros menos. Portanto sempre pesquise bastante antes de se mudar ou até mesmo de ir na visita. Sites como Daft.ie, Rent.ie ajudam a tem uma boa noção de preços e tb pesquisar vagas. Lembre-se: Se parece que há algo errado é pq provavelmente há algo de errado!

Posso dizer que tive sorte nesse quesito. Consegui minha vaga um dia antes de vencer meu tempo na acomodação da agência. E ainda consegui vaga pra minha amiga da acomodação no mesmo quarto. A vaga que era temporária virou definitiva e as flatmates são Demais, assim como o apartamento.




E depois? Como faço meu CV? Como procurar emprego? 


Isso fica para o próximo post ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário