segunda-feira, 9 de março de 2015

As escolhas do intercâmbio.

Depois de muito pesquisar sobre países, vistos e todas aquelas informações que absolvermos quando estamos planejando nosso intercâmbio, vc se decidiu, vc vai para a IRLANDA! Uffa, legal. Só que agora começa alguns novos dilemas: Quanto tempo ficar? Qual época ir? Para qual cidade ir? E não o bastante, para qual escola? 



Como disse no post anterior, se vc tomar uma decisão não tão acertada, isso pode ser motivo de frustração no futuro. Portanto, acredito que alguns pontos podem ser ressaltados como dicas nesse processo:


Decidindo a duração da viagem


Em 2011 tive minha primeira experiência com intercâmbio. Aproveitei as ferias do trabalho que coincidiam com as da faculdade e resolvi unir o útil ao agradável : viajar e aprender inglês! Muitos diziam que um mês não era o suficiente. E eu sempre respondi que era o suficiente para mim, naquele momento! Era o que eu tinha disponível e resolvi aproveitar. Hoje posso falar que não me arrependo nem um pouco! Aprendi muito e viajei também. Portanto se vc não pode ficar muito tempo longe do Brasil, não tenha medo de investir em um intercâmbio de curta duração. Além de tirar férias de sua rotina aqui, vc ainda faz amigos e aprende ou desenvolve o idioma.


Agora se vc tiver a chance de ficar um período maior, não deixe essa oportunidade passar! Viver por 6 meses ou 1 ano no exterior irá te proporcionar tanto crescimento que vc nem imagina. Não tenha medo de se arrisca, ou tenha e vá com ele mesmo assim.


O ideal é escolher o período que condiz com suas expectativas e objetivos. Lembre-se cada escolha uma renuncia. 






Quando embarcar


Essa escolha está conectada com a decisão acima. Se vc pretende passar de 1 a 3 meses na Europa, talvez embarcar no inverno Europeu ( Dez a Fev) não seja a melhor opção já que os dias são mais curtos, e caso vc decida viajar para outros países, algumas atrações podem estar fechadas devido ao mau tempo. Quando fui par ficar 1 mês, escolhi ir no verão não pelo clima (afinal não sou muito fã de sol e calor heheh) mas por poder aproveitar as atrações das cidades e também os festivais que acontecem nessa época. 


Agora se seu intercâmbio será maior, talvez seja melhor considerar a baixa temporada para embarque. A cidade está mais tranquila, ou seja, mais facilidade de conseguir acomodação. 


É legal também verificar os feriados, datas comemorativas, e ver qual delas vc quer participar. Por exemplo o St Patricks que é agora em Março, ou o Halloween em outubro. Daí é só se programar e participar de tudo isso !!


Alguns dos eventos que participei: Em Bray no festival de verão ( bandas ao vivo, Pubs de frente pro mar) E no Halloween em Dublin ( Temple Bar todo a carater)





Escolhendo a cidade


Cada um tem uma relação com a cidade em que vive. Eu por exemplo moro em São Paulo, e apesar do transito e altos preços, não me vejo morando em nenhum outro lugar desse nosso Brasil. Então no meu caso levei em consideração as coisas que gosto de fazer aqui, e qual cidade me traria mais novidades nesse sentido. Para mim, Dublin fez mais sentido por ser uma cidade multicultural, com diversas opções de tudo que vc pode imaginar.


Já se vc é uma pessoa mais tranquila, que curte a vida noturna mais nem tanto, que já está cansado da correria e loucura das grandes capitais, ir para um lugar mais afastado do centro pode ser muito válido. Cidades como CORK por exemplo costumam oferecer a mesma infraestrutra que Dublin, porém com mais interação com a cultura nativa.


Agora se vc não curte grandes cidades, mas também não quer se afastar muito da capital, cidade nos arredores de Dublin como Dun Laoghaire e Bray são ótimos opções por terem fácil e rápida locomoção para o centro e ao mesmo tempo um ritmo mais tranquilo, mais típico.






Escolhendo a escola


Esse é um assunto bastante polêmico. Devido a facilidade de encontrar escolas de inglês oferecendo cursos

a preços de curso online, muita gente acaba esquecendo que vc tem aquilo pelo qual vc paga! A escolha da escola certa para vc é essencial para o cumprimento dos seus objetivos, que muito provável envolvem aprender inglês correto?

Se vc como eu pensa em um dia fazer uma graduação ou pós graduação no exterior, ou pensa em prestar exames de certificação de proficiência da lingua inglesa para apresentar aqui no Brasil, escolher uma escola com foco nessas área, na qual vc tenha suporte e bons professores para prestar o IETLS por exemplo é essencial! 





Como disse, essa é uma escolha muito pessoal, que tem que ser avaliada juntamente com os suas metas, não só no intercâmbio, mas para depois dele também.


Agora é só se preparar e ter a melhor experiência da sua vida!








Nenhum comentário:

Postar um comentário